Blog Dr. Veit

Protetores Bucais

Os chamados esportes de contato – em que há contato físico – têm altos índices de acidentes e, por isso, o uso do protetor bucal é altamente recomendado.

O protetor bucal funciona como um amortecedor para absorver impactos que possam ocorrer durante a prática esportiva. Ele cobre os dentes, a gengiva, a estrutura óssea e amortece o impacto sofrido na região inferior da face, evitando fraturas dos dentes ou osso e deslocamentos da articulação temporomandibular (ATM).

O protetor bucal já é amplamente utilizado por pugilistas, porém, nos últimos anos, cada vez mais pessoas vêm tomando consciência de sua importância. Enão são apenas atletas, pessoas que praticam esporte por lazer também vêm adotando o uso do protetor bucal. Em alguns países o uso é obrigatório nas escolas para a prática de esportes. Independente do grau daatividade física, ele é um importante cuidado com a arcada dentária.

O melhor protetor é aquele personalizado, confeccionado através de uma moldagem realizada no consultório do dentista e de acordo com o padrão de impacto do esporte praticado.