Blog Dr. Veit

Alimentos prejudiciais à saúde bucal

Para manter a saúde bucal sempre em dia é importante atentarmos que pequenos detalhes podem fazer a diferença. Como por exemplo alguns alimentos, que quando ingeridos em excesso podem ser altamente prejudiciais ao dentes e à saúde.

Álcool: a bebida alcoólica tem substâncias que corroem os tecidos bucais. Elas expõem a mucosa da boca a riscos, como o câncer.

Café, chá e vinho tinto: os pigmentos dessas bebidas mancham os dentes. Se essas bebidas forem adoçadas, também estimulam a proliferação de bactérias. Faça ao menos um bochecho com água após ingeri-las.

Doces: Após as refeições, a produção de saliva aumenta. E nela há fatores de proteção natural. Quando está seca a boca fica vulnerável às bactérias. Além de aumentar a quantidade de bactérias na boca, balas moles ou do tipo ‘puxa-puxa’ aderem aos dentes e dificultam a limpeza.

Refrigerantes e sucos de frutas cítricas: não corra Parajumpers Jacka Kodiak para escovar os dentes logo após a ingestão. O ácido devasta o esmalte dental e, se a escova e a pasta entram rapidamente em ação, vão ajudar a desgastar ainda mais essa proteção natural (causando sensibilidade). Faça um bochecho com água e espere uma hora para escová-los.

Cigarro: além de deixar seus dentes amarelados, prejudica a gengiva, deixando-a vulnerável a doenças e causa mau hálito.