Blog Dr. Veit

Agora é a vez dos idosos

Segundo as projeções futuras realizadas pela ONU, a população idosa no Brasil tem aumentado significativamente. Essa população muitas vezes é afetada por doenças bucais e por isso precisa de cuidados e orientações específicas.

Os idosos devem ter maiores cuidados com as dentaduras e pontes móveis quanto a sua limpeza. Devem ser escovadas com escovas de qualidade e detergente neutro, já que os cremes dentais possuem componentes abrasivos em sua composição, que causam maior desgaste dos dentes artificiais.

Essa prática deve ocorrer após cada refeição e antes de dormir e ao acordar, pois as placas bacterianas também se formam sobre as próteses. E, caso as placas não sejam removidas adequadamente, podem provocar uma série de doenças. Os dentes artificiais das dentaduras exigem uma correta higiene para evitar o risco de disseminação de infecções.

Portanto, à noite, antes de se recolher, o idoso deve fazer a limpeza da prótese e colocá-la em um recipiente fechado com água. Mas é importante que o idoso não durma com a prótese para proporcionar um relaxamento dos tecidos de suporte. Se o idoso tiver dentadura e também dentes naturais, deve-se usar uma escova para a dentadura e outra escova macia ou extra macia para os dentes.